Já ouviu falar da Operação Christmas Drop?
Olá pessoal,
Recentemente, vi o filme "Operação Feliz Natal" da Netflix em que, no fim, aparece uma mensagem que revela que o filme é baseado numa operação real. Eu fiquei completamente apaixonada e quis saber mais sobre o assunto. Assim, resolvi também falar-vos um bocadinho sobre isto!
A Operação Christmas Drop é uma tradição que teve início em 1952, na Micronésia, e consiste na largada de presentes de Natal, durante uma missão de treino da US Air Force. Tornou-se, desta forma, a missão mais longa (e que continua a existir) da US Department of Defense. Esta operação conta com a ajuda de diversas comunidades de Guam e, atualmente, é conduzida pela base militar Andersen Air Force Base, em conjunto com a base militar Yokota Air Base.
Na primeira realização desta operação, a tripulação da aeronave WB-29, apontada para a 54th Weather Reconnaissance Squadron, sobrevoavam o sul de Guam, quando viram os ilhéus a acenarem-lhes. A tripulação conseguiu rapidamente reunir alguns bens que levavam no avião, armazenaram-nos em caixas com paraquedas, e largaram-nos sobre a ilha. Na altura, essa ilha não tinha eletricidade, nem água corrente e era regularmente atingida por tufões. Algumas das primeiras caixas não caíram onde era previsto e os ilhéus tiveram de nadar até elas para as trazer para terra. Outras caixas foram descobertas meses mais tarde, a alguns quilómetros de distância. Foi, assim, que surgiu esta operação que, até hoje, se realiza todos os Natais.
Cada caixa pesa aproximadamente 180kg e contém bens essenciais como: redes de pesca, materiais de construção, leite em pó, enlatados, arroz, refrigeradores, roupas, sapatos, brinquedos e materiais escolares. Em 2006, 360kg de mantimentos foram largados. Esta operação ofereceu treino suficiente aos militares no que toca a largadas humanitárias, uma vez que estes teriam de as fazer, mais tarde, no Iraque e Afeganistão. Ainda nesse mesmo ano, 140 caixas foram largadas em 59 ilhas. Em 2011, a operação incluiu, também, a largada de 5 caixas de fluidos intravenosos na ilha Fais, para ajudar no combate à Dengue. As caixas são largadas na água, perto das praias, de modo a evitar que algum habitante seja atingido por elas.
Nesta foto, podemos ver uma das diversas largadas que foram realizadas em 1986.
Eu fiquei completamente rendida ao ver o filme e pensei "isto era uma excelente ideia para se fazer!", mas quando soube, no final, que tudo isto já era feito, fiquei completamente emocionada. Para mim, esta é a verdadeira essência do Natal, ajudar os que mais precisam e, por isso, decidi partilhar convosco esta missão humanitária que conseguiu aquecer o meu coração.
Espero que tenham gostado e tirem um tempinho para ajudar quem mais precisa neste tempo natalício!
xo Ana