Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

the ana show.

neste blog nenhuma realidade será embelezada!!

the ana show.

neste blog nenhuma realidade será embelezada!!

09
Dez20

Já ouviu falar da Operação Christmas Drop?

Olá pessoal,

Recentemente, vi o filme "Operação Feliz Natal" da Netflix em que, no fim, aparece uma mensagem que revela que o filme é baseado numa operação real. Eu fiquei completamente apaixonada e quis saber mais sobre o assunto. Assim, resolvi também falar-vos um bocadinho sobre isto!

A Operação Christmas Drop é uma tradição que teve início em 1952, na Micronésia, e consiste na largada de presentes de Natal, durante uma missão de treino da US Air Force. Tornou-se, desta forma, a missão mais longa (e que continua a existir) da US Department of Defense. Esta operação conta com a ajuda de diversas comunidades de Guam e, atualmente, é conduzida pela base militar Andersen Air Force Base, em conjunto com a base militar Yokota Air Base. 

Na primeira realização desta operação, a tripulação da aeronave WB-29, apontada para a 54th Weather Reconnaissance Squadron, sobrevoavam o sul de Guam, quando viram os ilhéus a acenarem-lhes. A tripulação conseguiu rapidamente reunir alguns bens que levavam no avião, armazenaram-nos em caixas com paraquedas, e largaram-nos sobre a ilha. Na altura, essa ilha não tinha eletricidade, nem água corrente e era regularmente atingida por tufões. Algumas das primeiras caixas não caíram onde era previsto e os ilhéus tiveram de nadar até elas para as trazer para terra. Outras caixas foram descobertas meses mais tarde, a alguns quilómetros de distância. Foi, assim, que surgiu esta operação que, até hoje, se realiza todos os Natais. 

Cada caixa pesa aproximadamente 180kg e contém bens essenciais como: redes de pesca, materiais de construção, leite em pó, enlatados, arroz, refrigeradores, roupas, sapatos, brinquedos e materiais escolares. Em 2006, 360kg de mantimentos foram largados. Esta operação ofereceu treino suficiente aos militares no que toca a largadas humanitárias, uma vez que estes teriam de as fazer, mais tarde, no Iraque e Afeganistão. Ainda nesse mesmo ano, 140 caixas foram largadas em 59 ilhas. Em 2011, a operação incluiu, também, a largada de 5 caixas de fluidos intravenosos na ilha Fais, para ajudar no combate à Dengue. As caixas são largadas na água, perto das praias, de modo a evitar que algum habitante seja atingido por elas.

Nesta foto, podemos ver uma das diversas largadas que foram realizadas em 1986.

Eu fiquei completamente rendida ao ver o filme e pensei "isto era uma excelente ideia para se fazer!", mas quando soube, no final, que tudo isto já era feito, fiquei completamente emocionada. Para mim, esta é a verdadeira essência do Natal, ajudar os que mais precisam e, por isso, decidi partilhar convosco esta missão humanitária que conseguiu aquecer o meu coração.

Espero que tenham gostado e tirem um tempinho para ajudar quem mais precisa neste tempo natalício!

xo Ana

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.