Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

the ana show.

neste blog nenhuma realidade será embelezada!!

the ana show.

neste blog nenhuma realidade será embelezada!!

14
Nov20

Maneiras de Aumentar a Produtividade

9 mitos sobre a produtividade nas empresas que você deve parar de acreditar  | Blog do Lumiun

Olá pessoas lindas,

Hoje trago um post um pouco diferente do habitual. Hoje trago algumas dicas para aumentar a produtividade neste dias mais cinzentos, em que somos obrigados a mantermo-nos em confinamento. Se há algo que tenho reparado nestes últimos tempos, em que tenho tido aulas online e que tenho de fazer a maior parte das coisas num regime à distância, é que não consigo manter a mesma produtividade que tinha antes. Antes do confinamento, eu fazia 1001 coisas por dia e, agora, noto que só para sair da cama já é um sacrífico, por isso trago-vos algumas dicas pessoais que tenho andado a testar para voltar ao mesmo nível de produtividade que tinha antes da pandemia.

\\ Primeira dica \\

Reconhecer que se está a passar por uma fase de baixa produtividade.

Como é óbvio, o passo mais importante para todo o processo é compreender que se está a passar uma fase em que a produtividade é demasiado baixa e que é necessário fazer algumas mudanças nos comportamentos do quotidiano. Sem este passo, nenhum dos seguintes terá qualquer efeito!

\\ Segunda dica \\

Pensar sobre o assunto numa perspetiva positiva.

Por vezes, este passo pode ser um pouco difícil de cumprir, visto que nem sempre estamos no nosso melhor e manter uma postura positiva, por vezes, pode ser um grande entrave. No entanto, em vez de pensarmos "Não me apetece nada trabalhar, vou ficar na cama!", devemos pensar "Isto tem de mudar e, por isso, tenho de me levantar para despertar!".

\\ Terceira dica \\

Fazer uma To-do list na noite anterior.

Esta é das técnicas que mais me tem motivado a cumprir o que tenho para fazer. Todos os dias, à noite, faço uma to-do list para o dia seguinte. Eu costumo usar os Lembretes da Apple, mas também recomendo vivamente a app To Do da Microsoft. Para os que preferem as maneiras mais tradicionais, recomendo os planners da marca Mr. Wonderful. Eu costumo fazer a lista de modo bastante descriminado e, por vezes, incluo tarefas básicas como "Tomar banho", visto que, só de marcar a tarefa como feita e de ver a lista a diminuir de tamanho, a minha motivação aumenta.

\\ Quarta dica \\

Mudar de ambiente.

Outra dica que me motiva bastante é mudar o ambiente em que trabalho. Por vezes, uma mudança tão simples como sair do quarto e ir fazer o que tenho a fazer na sala, dá-me logo um novo ânimo para cumprir os objetivos que tenho estipulados para o dia. Também recomendo sair de casa, quando possível, e, por exemplo, ir trabalhar para uma esplanada ou uma biblioteca. Desta forma, sinto-me quase "obrigada" a trabalhar e a deixar a procrastinação de parte, sendo que existem muito menos distrações do que nas nossas casas.

\\ Quinta dica \\

Fazer pausas.

Algo que eu considero ser muito importante é fazer pausas, de x em x tempo, visto que ajuda a manter o foco. Está provado que o ser humano não consegue manter o foco por um período maior do que 90 minutos. Assim, de 90 em 90 minutos costumo fazer uma pausa de 15 a 30 minutos, vendo, por exemplo, um episódio de uma série. Esta técnica exige algum autocontrolo, porque, muitas vezes, sentimo-nos tentados a continuar a ver mais um episódio e reconheço que pode ser bastante difícil tomar a decisão de voltar ao trabalho, mas com alguma força de vontade tudo é possível.

\\ Sexta dica \\

Ouvir música.

Esta dica não funciona para toda a gente, porque depende muito da capacidade de concentração de cada um. Eu, por exemplo, costumo estudar ao som de música dos anos 50 e 60, porque não me perturba, mas se ouvir músicas atuais sinto que não consigo focar-me tão facilmente. Assim, costumo fazer várias playlists no Spotify adequadas a cada tarefa, por exemplo, uma playlist só para estudar, ou uma playlist só de músicas que me deixam alegre, etc. Assim, é fácil relaxar enquanto cumpro as minhas tarefas diárias.

\\ Sétima dica \\

Fazer self care.

Hoje em dia fala-se muito do fenómeno do self care e a realidade é que, no fim de um dia intenso de trabalho, não há melhor maneira de relaxar do que tirar algum tempo para cuidar de nós. Existem várias listas na internet sobre ideias de atividades de self care, como por exemplo, tomar um banho de espuma, rodeada de velas, ou simplesmente ler um livro ou uma revista. Esta técnica dá-me sempre motivação para trabalhar, visto que penso que quanto mais rápido acabar de fazer tudo o que tenho de fazer, mais rapidamente tenho direito ao meu self care. Deixo aqui um link de uma página com excelentes ideias para atividades de self care.

 

Bem, por hoje, é tudo! Espero que tenham gostado e, se tiverem mais dicas para aumentar a produtividade, deixem nos comentários, estou sempre aberta a experimentar novas técnicas :) 

Bom fim-de-semana e bom trabalho!! ;)

xo Ana

3 comentários

Comentar post